quarta-feira, 23 de março de 2011

Meu post definitivo sobre a moda

Eu já quis muito trabalhar com moda. Como produtora, como publicitária, como jornalista. Já amei muito a moda. E, a cada dia, queria conhecer mais sobre o assunto. Mas quanto mais eu conhecia, mais crescia minha insatisfação. Já falei muitas vezes, e repito aqui, que eu não gosto de como a moda é tratada pelas mídias (sociais e de massa) e pela pessoas também. O único respaldo que encontro está no meio acadêmico. 

Queria muito que essa insatisfação deixasse os ambientes fechados das universidades e fosse pras ruas, pras passarelas. Mas não sou eu que vou conseguir mudar a situação. Vejo tanta gente talentosa e insatisfeita (Idéias com Acento, Edição de Luxo) querendo dar à moda o valor que ela merece, mas a frivolidade continua lá, nas Lillians e Glorias da vida, que preferem fazer piada das roupas dos ditadores sanguinários a lançar um tema pra reflexão; que preferem ridicularizar quem se veste de modo errado a perceber que moda implica individualidade. 

Já fui muito idealista, esperando que surgisse uma nova Coco Chanel ou um novo Yves Saint Laurent, mas os tempos mudaram. Apesar de tudo parecer ter aumentado de velocidade (na internet, a cada dia há mudanças significativas que alteram nossa vida on e offline), a moda continua devagar.

Resolvi então ir pra um outro ramo pelo qual tenho paixão: o jornalismo. Provavelmente saí de uma bóia e fui parar em um barco afundando, mas pelo menos vou estar fazendo o que eu realmente gosto. Sei que talvez eu tenha até mesmo mais insatisfação do que eu tenho com a moda, mas me motiva muito mais lutar pela informação que diz respeito a pessoas do que pela moda, que infelizmente está mais para marcas do que para pessoas.

Enquanto isso, vou acompanhar e torcer de longe, olhando para a moda como uma velha amiga que de vez em quando reencontro.

Já postei muito sobre isso no meu antigo blog, Valentino Dress, mas faltava um post definitivo aqui. E é esse. Abandonei o Valentino Dress quando abandonei a moda. Aliás, a palavra Valentino está ligado a marcas e eu peguei uma certa raiva da palavra "marcas" e seus derivados, por isso até mesmo larguei a Publicidade. Prometo não bater mais na mesma tecla.

5 comentários:

  1. Com certeza o jornalismo vai ganhar muito contigo, pois inquietação como a tua sempre resulta em excelentes profissionais.
    Eu já era leitor do Valentino Dress e agora vou poder conhecer mais da Thaís jornalista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. muito bom texto, sou formada em design de moda e isso me abate profundamente, a futilidade é tão grande que parece descartar o lado sociológico, político e ainda artístico desse fenômeno, vez por outra, escrevo sobre isso no meu blog; vá em frente, o jornalismo é muito interessante

    ResponderExcluir
  3. De fato a moda como ela é vista e retratada nos dias de hoje é decepcionante, ela não é mais parte da individualidade mas sim parte de um ciclo de consumo e certos e errados.
    Mas ela continuará assim se os poucos que a enxergam além desistem dela. Entendo que como publicitária fica mais difícil defender a moda como comportamento, talvez com o jornalismo você abra espaço para essa nova reflexão.
    Sorte no seu novo (ou não tão novo) caminho!

    ResponderExcluir
  4. Thaís, entendo sua insatisfação e como estudante de moda sei muito bem de tudo o que está falando. Por vezes me desanimo e me pego pensando se estou no lugar certo mas, ainda não deu para desistir, minha paixão é grande e preciso ao menos tentar, sabe? Hoje escrevo um blog, partindo da idéia de que talvez assim algumas pessoas possam me ouvir e ver que não é bem assim. Que existem pessoas que PENSAM ali dentro, que querem fazer a diferença, que querem mudar essa rotina. Fico feliz por ter encontrado blogs que se assemelham com meu pensamento, coisa bem difícil no meio dos blogs de moda atuais. E fico feliz por você ter buscado jornalismo como forma de expressar essa sua insatisfação, espero que você nos ajude nessa luta e não desista dela. Pois novos profissionais estão surgindo e novos consumidores também, uma hora as coisas vão mudar! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto e triste em saber que um olhar super critico se fechou para o campo da moda. Você poderia ter feito a diferença... Mas vamos pensar da seguinte forma, quem sabe você cursando jornalismo esta apenas suprindo forças para quando escrever algo seja ele mais forte e incisivo e alguns de seus textos for um "wake up" para o mundo que vivemos, e por que não, para o mundo da moda. Mundo esse, que gira e faz o mundo cujo qual estamos hoje. Hug my dear...

    ResponderExcluir