domingo, 20 de fevereiro de 2011

Crítica: Hold It Against Me

Britney Spears acaba de lançar o videoclipe de sua nova música, Hold It Against Me. Dirigido por Jonas Akerlund (American Life, Smack My Bitch Up), o vídeo surpreendeu e mostrou ser o trabalho mais maduro da cantora pop até o momento.



À primeira vista, Hold It Against Me parece ser constituído apenas por passos de dança e uma luta a la Heartbreaker, de Mariah Carey. Mas um olhar mais detalhado consegue captar a mensagem por trás dos efeitos especiais e da edição frenética de Akerlund. O vídeo é pura e simplesmente um desabafo de Britney a respeito da fama e da época em que chegou ao fundo do poço, raspou a cabeça e chocou o mundo com uma desastrosa apresentação no VMA, em 2007.

O vídeo começa com o início meteórico da carreira da artista, que imediatamente apresentou ao mundo a cantora que conhecíamos até então, vendida pela imagem de uma menina perfeita e, como sugere a brancura de seu vestido, pura.


Britney tem uma carreira de ascensão rápida (o que é mostrado enquanto ela vai subindo em um tubo, rodeada por monitores que exibem seus videoclipes anteriores) e é constantemente alvo das câmeras e microfones. Mas nem sempre essa super exposição na mídia a favorece. Sua imagem e suas falas são, muitas vezes, distorcidas. 


E eis então que o colapso acontece, justamente no chamado break da música. Seus fãs, sua família e a mídia não apenas deixam de apoiá-la como não enxergam o que estava acontecendo com ela. Obrigada a sempre manter um sorriso impecável, Britney surta, manchando sua carreira, sua imagem perfeita (o videoclipe mais manchado pelas tintas é o de Baby One More Time) e seu título de princesa do pop. Essa cena pode simbolizar também o fim de seu casamento, já que foi devido a esse fato que Britney começou a perder o controle sobre si mesma.


Enquanto isso, a cantora está dividida em duas. Como seu empresário Larry Rudolph declarou, a briga entre a Britney de vermelho e a Britney de azul pode significar a luta interior travada entre a Britney pessoa e a  profissional, dado o desejo que ela tinha de se aposentar na época. Tentando derrubar seu lado profissional, a Britney pessoa acaba caindo também. A princesa do pop está agora completamente manchada, sozinha.


Mas gradualmente as três Britneys representadas se levantam, conseguem se reerguer e dar a volta por cima. O ponto de interrogação encerra o vídeo, deixando no ar a pergunta "e agora, qual é o próximo passo de Britney?"

Hold It Against Me permite muitas interpretações, as publicadas aqui são as que estão sendo mais comentadas pelos fãs e pela crítica. O vídeo ainda vai levantar muitas discussões entre aqueles que conhecem a carreira de Britney, mas é fato que ele revela-se o trabalho mais autobiográfico, mais expressivo e mais arriscado da cantora. Sem dúvidas, Britney evolui como artista.

4 comentários:

  1. Parabéns, ótimo post. Além de escrever super bem, você fez uma análise perfeita do clipe da Britney (:

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que esse é o melhor clip de Britney Spears sem duvida ela voltou para acabar com lady gaga "born this way" que coisa FEIA...

    ResponderExcluir
  3. caramba!!
    muito bem feita a análise!!

    ResponderExcluir
  4. nossa muito legal, você está de parabens

    ResponderExcluir