segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Top 5 - Billy Wilder


Billy Wilder é meu segundo diretor favorito e a minha admiração por ele só cresce a cada filme que eu vejo! Polêmico, inteligente, corajoso, Wilder tocou em vários assuntos delicados em suas obras e criticou todo mundo, desde a imprensa e a própria classe cinematográfica até a sociedade. Sempre com roteiros muito bem construídos, ele circulou com maestria por vários gêneros. Prova disso é que ele dirigiu a dita "melhor comédia de todos os tempos" e o "filme-síntese do gênero noir". Algumas de suas características marcantes são o uso da narração em off e dos flasbacks e seus protagonistas jornalistas/escritores. Billy Wilder sempre teve a sorte de contar com grandes atuações e produziu clássico após clássico. Eu ainda não conheço toda a obra dele, mas me deu uma dor no coração ter que deixar Sabrina e O Pecado Mora ao Lado fora desse Top 5 (que não é definitivo).

#5 Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950): Apesar de contar o desfecho da história já no início, o diretor consegue prender a atenção do espectador durante todo o filme e faz uma dura crítica  ao mundo do cinema através de uma atuação memorável de Gloria Swanson.

#4 Farrapo Humano (The Lost Weekend, 1945): Mais uma vez com o uso inteligente do flashback, Wilder produz uma angustiante e realista história sobre o alcoolismo e a destruição que ele pode causar ao homem, em um filme que, mesmo nos dias de hoje, ainda é forte.

#3 Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944): Pérola dos filmes noir, Pacto de Sangue me deixou algo que eu nunca vou esquecer: a expressão psicótica de Barbara Stanwyck. Ousado e surpreendente para os padrões da época, ainda hoje é melhor que a maioria dos filmes de suspense atuais.

#2 Quanto Mais Quente Melhor (Some Like It Hot, 1959): Mesmo em um filme de comédia, Wilder novamente conseguiu chocar ao colocar 2 travestis na tela do cinema e, mais, mostrar cenas sensuais de Marylin Monroe, além de produzir uma das frases mais célebres do cinema. 

#1 A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole, 1951): É o filme mais pessimista (ou seria realista?) de Wilder. Nem os próprios espectadores são poupados da crítica sobre a exploração da desgraça humana. Um ótimo filme que só poderia ter sido feito por um diretor com tanta coragem quanto Billy Wilder.

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